EQUIPAMENTOS CULTURAIS

Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim

A Biblioteca Municipal dedicou seu nome ao poeta Paulo Bomfim, desde meados de 1970. Foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava até 1997 a Prefeitura. A coleção de livros conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doações de intelectuais brasileiros, entre eles o patrono, poeta Paulo Bomfim.

Casa de Câmara e Cadeia

Durante o período em que Itanhaém foi "Cabeça de Capitania" (1624 a 1819) o prédio já é descrito pelos historiadores; supõe-se que sua construção tenha se dado em 1561, quando da elevação à categoria de Vila, pois os prédios obrigatórios para que isso ocorresse eram a igreja, um pelourinho ou forca e a casa de câmara e cadeia. Em seu interior podem ser encontradas duas portas das celas e as quatro grades das janelas que ainda são originais do prédio e que provavelmente vieram de Portugal. 

Casa da Música Antônio Bruno Zwarg

Nos anos 40 houve a construção da colônia de férias da Associação Paulista de Belas Artes onde hoje se localiza a Casa da Música, na Rua Oscar Pereira da Silva, 202, Belas Artes, bairro esse cujas ruas homenageiam pintores nacionais já falecidos.

Desde a inauguração da Casa da Música, no espaço são ofertadas diversas oficinas artísticas, como técnica vocal, canto coral, piano, bateria, violão, violoncelo, euphoniun, linha de frente, musicalização, percussão, trompete, flugel, trompa, trombone, tuba, desenho e pintura com o objetivo de incentivar a arte e a inclusão social.


Casa da Dança Julia Bebiano de Aguiar

Adequado para a prática de dança, o espaço conta com três salas equipadas com piso flutuante, espelhos e barras. Localizada na Avenida Harry Forssell, 928, no Belas Artes, o espaço oferece aulas gratuitas de Ballet, Contemporâneo, Jazz e Danças Urbanas para diferentes faixas etárias, a partir dos 4 anos.
A Casa da Dança leva o nome de Júlia Bebiano de Aguiar, nascida em Itanhaém, onde iniciou seus estudos de ballet aos 4 anos nas oficinas de dança. Sua trajetória foi interrompida aos 12 anos quando foi vítima de um aneurisma.

Centro Histórico

Itanhaém é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532. É chamado de Centro Histórico o conjunto de prédios coloniais do século XVI que outrora formavam a "paliçada”, composto pelo Convento Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja Matriz de Sant'Anna, Casario e Beco de Sant'Anna e o Largo São Francisco que posteriormente deu lugar à Praça Carlos Botelho em frente ao Casario, local onde, presume-se, estava inicialmente erguido o Pelourinho.

Convento Nossa Senhora da Conceição

Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no centro da cidade, teve sua origem de uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639 sendo o registro vivo de um período da história do País e um dos bens mais representativos da memória da América. O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição e teve seu tombamento pelo IPHAN em 1942 e CONDEPHAAT em 1975.

Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo

Inaugurado em 5 de agosto de 1896, por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Com o tempo o local foi demolido, e somente em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a construção de uma réplica do prédio no mesmo local do original.

Igreja Matriz de Sant’Anna

Também localizada no Centro Histórico, foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedicto Calixto.

Museu Conceição de Itanhaém

A antiga Casa de Câmara e Cadeia passou a abrigar o Museu Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 2010. No local, diversos documentos, fotos e demais registros estão em exposição, contando o caminho de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil. Destaque para a carta de batismo do Padre José de Anchieta e o livro “Vila de Itanhaém”, escrito por Benedicto Calixto.

Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi

A antiga casa do pintor Benedicto Calixto de Jesus, foi demolida em 1960 e dois pavimentos foram construídos para abrigar um espaço cultural. A Pinacoteca oferece ao público conhecimento e estímulo às artes visuais, como por exemplo, exposições, oficinas voltadas às artes plásticas e produção artística, além de salvaguardar o acervo do Município.

Teatro Eva Wilma

Localizado na avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no centro, a obra foi edificada numa área de 1.260,45 m² e tem auditório para acomodar 516 pessoas sentadas, amplo palco, espaço de bastidores, estacionamento e adequações de acessibilidade.